O que faz um topógrafo nos campos dos jogos olímpicos.

Certamente muitos dos apreciadores dos jogos olímpicos já viram um tripé amarelo montado nele um equipamento de medição que em topografia chamamos de estação total.

Topografia: O termo topografia vem (do grego τόπος, topos, que significa "lugar", "região", e γράφω, grapho, que significa "descrever", portanto "descrição de um lugar"), em poucas palavras topografia é fazer medições de um lugar.

Na realidade os trabalhos de topografia em campeonatos olímpicos e não só começam muito antes das competições sendo que sem um trabalho preciso destes profissionais os campos olímpicos não seriam erguidos, são estes que têm a missão de executar o levantamento topográfico da zona e passa-lo em papel (Planta topográfica), a planta topográfica servirá de apoio para a elaboração do zoneamento assim como para o projecto arquitectónico. Após a execução do projecto estes ainda devem efectuar as marcações de tudo quanto foi projectado de formas a que os campos estejam implantados conforme o projecto. Os topógrafos têm ainda a missão de monitorar a obra para evitar e / ou prever deslocamentos verticais e horizontais.

Ao Longos das competições.

As medições dos percursos e outras dos atletas olímpicos eram apenas efectuadas com instrumentos de medições rudimentares (fita métricas de aço), actualmente um dos instrumentos mais usados nestas medições são as estações totais (robotizadas), com o uso desta técnica reduz-se assim o numero de medidores na zona olímpica aumentando a velocidade de medições.

As medições nos jogos olímpicos têm sido uma combinação inevitável entre o desporto e a topografia, os topógrafos são peritos em medições e nos jogos olímpicos medições precisas são de extrema importância.

1- Salto em distância e salto triplo.

No salto a distância e nos triplos saltos essencialmente a distância que precisa ser registada é a distância perpendicular à linha de falta.

Inicialmente um programa foi concebido para ajudar na medição desses eventos. O programa funciona através da definição de uma linha de base ao longo da linha de falta. Uma vez que esta linha de base é definida é então capaz de determinar um deslocamento a partir dessa linha de base e relatar essa informação às autoridades competentes.

2- Lançamentos (Dardo, peso, martelo, discos)

Nas disciplinas que envolvem lançamentos, O centro do círculo a partir de um círculo de lançamento - (alínea M) "ver figura abaixo" é então determinada e ângulo 0 Hz e faz-se a medição de distância a laser para medir a sua posição relativa (P) a partir do ponto médio do instrumento. A competição pode agora começar. O disco voa pelo ar e pousa no sector marcado. No ponto em que o disco atinge o chão, o juiz coloca levemente a marca do alvo (ponto Z) no solo. O agrimensor de competição aproximadamente alinha o telescópio e pressiona o botão de arranque. O sistema automático agora procura o ponto médio da marca de alvo, activa a medição feixe de laser milímetros de precisão da distância (D) entre o instrumento e alvo marca (Z), determina-se o ângulo horizontal (Hz) entre o centro do arremesso (M, Hz 0) e o alvo (Z). O software calcula a primeira distância de arremesso (W) por trigonometria, deduz o raio do arremesso-círculo e arredonda o resultado para o centímetro mais próximo. Alguns segundos após o botão de arranque é pressionado, a distância validado aparece nas telas dos juízes automaticamente. O que todos eles têm de fazer é pressionar um botão para confirmar o resultado e a distância que é automaticamente transmitida às listas de classificação, Cartas de estádio e telas de televisão.

3- Salto em altura e salto com vara

Nestas modalidades devem ser medidas com precisão as alturas das fasquias horizontais.

O evento salto com vara nas Olimpíadas exigiu inspectores para conceber novos métodos de obtenção da altura da barra. Há dificuldades inerentes envolvidos para medir este evento de forma eficaz o que significa que uma solução altura remoto não pôde ser facilmente resolvido. Isto surge como a barra horizontal que as vaulters pólo tentar limpar pode ser movido numa direcção horizontal depois de cada configuração

O programa inicial foi concebido pela Leica para ser usado nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. O programa que foi criado é realmente muito inteligente e pode ter aplicações para topógrafos fora de aplicações Olímpicos. A metodologia requer que um datum de três pontos sejam definidos no topo dos volteadores.

Pode ser visto na figura acima que o poço de lançamento é angulada em relação à faixa Olímpico. Um ponto de referência de elevação zero (0) é definido através da medição de três pontos na parte superior do poço este lançamento. Isto pode ser feito por qualquer meio reflector ou através da utilização de um miniprisma ou dispositivo similar. Uma vez que um dado tem sido estabelecida para este poço de lançamento, pode ser verificada através da medição para outro ponto na parte superior do poço do lançamento para verificar que a altura gravada é, de facto, de zero (0).

Esta deve ser dados suficientes para interpretar a altura da barra que as vaulters está tentando limpar. No entanto, como mencionado anteriormente a barra horizontal e os apoios nos quais os restos de barras podem ser deslocadas de vários centímetros entre cada vez que a barra é perturbado.

A altura é relatado ao centímetro inteiro mais próximo. A altura foi reduzida, por exemplo 6.215m seria relatado como uma altura de 6.21m. A medição de 6.215m nunca seria visto pelo atleta, nem o inspector sem se aprofundar no programa. Apenas as unidades centímetro inteiro são relatados.

Outros sistemas

Hoje em dia as tecnologias de levantamento e realidade virtual são usados para aumentar significativamente o interesse gerado dentro do jogo.

Uma das empresas que traz grandes tecnologias para aumentar a atracão nos desportos é a Hawkeye (http://www.hawkeyeinnovations.co.uk/) que desenvolve modelos de visualização digitais nos campos de desporto para os ecrãs.

O sistema em vigor permite-se agora para medidas a serem tomadas de posições de jogadores e bolas em campo, previu linhas de entregas, balanço alcançado e muitas outras facetas que são um benefício para os espectadores, treinadores, bem como funcionários. A tecnologia do sistema Hawkeye permite que as medições sejam tomadas em tempo real e partidas inteiras para ser armazenado em discos rígidos de computador para análise pós jogo.

Este sistema tem tido um impacto muito grande sobre os treinadores e funcionários, que podem ver coisas como se uma bola teria atingido os postigos, no caso da perna antes de wickets (BPN). Os treinadores podem usar o sistema para simular as condições de jogo contra adversários diferentes e desenvolver estratégias competitivas para melhorar o desempenho em uma partida.

Outros trabalhos envolvendo geotecnologias ao longo das olimpíadas.

As medições ora mencionadas não são os únicos trabalhos que envolvem geotecnologias (topógarfos, cartógrafos, e outros) nas olimpíadas, de realçar que o exército Brasileiro, por intermédio da Diretoria de Serviço Geográfico (DSG), disponibilizou as cartas topográficas construídas para aos Jogos Olímpicos Rio 2016 no Banco de Dados Geográficos do Exército (BDGEx) (fonte: http://www.geodireito.com/noticia/rio-2016-exercito-disponibiliza-cartas-topograficas-produzidas-para-as-olimpiadas).

Continua...

Por: Rosário Dilo (Engº Geógrafo)

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Endereço

Contactos

912251080 / 936676924

contacto@topogis-ao.com

 

São Paulo - Cónego Manuel das Neves

Prédio 466, 3 º Andar Apto - F

Luanda - Angola

Latitude: 8°49'0.09"S / Longitude:13°15'19.20"E 

Nossas redes sociais

  • entrar em contacto
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Flickr Social Icon
  • Instagram Social Icon

Receba nossas novidades!

 

© TOPOGIS.Lda, 2008 - 2019