top of page

AutoCAD Map 3D - Modelos de dados (Industry models templates)

Introdução

O campo dos Sistemas de Informação Geográfica, SIG, preocupa-se com descrição, explanação e predição de padrões e processos em escalas geográficas. SIG é uma ciência, um sistema tecnológico, uma disciplina e uma metodologia aplicada a resolução de problemas (Longley et al 2011).

Os modelos de dados nos Sistemas de Informação Geográfica é a tendência desta área de ciências, estes, são modelos contendo dados, formulários e configurações assim como topologias específicas para cada tipo de industria.

A vantagem em trabalhar com modelos de dados nos Sistemas de Informação Geográfica é a possiblidade de não ter que começar um projecto do nada, procurar saber como será a extrutura das bases de dados, as ligações topológicas, as componentes de uma rede (drenagem, telecomunicações, etc).

O AutoCAD Map 3D traz já modelos para: topografia, água, saneamento, electricidade e gás, outros modelos podem ser desenvolvidos e usados em outros projectos como o apresentado mais em frente.

Os modelos de dados em SIG não são semelhantes em todos os softwares. Existem modelos de dados mais complexos que outros (Cosme 2012: 241).

Para manipular um modelo no AutoCAD Map 3D é indispesável a escolha de instação do Infrastructure Admnistrator ao instalar o AutoCAD Map 3D.

Os modelos no AutoCAD Map 3D são no formato dwt (drawing template), no editor, estes podem ser abertos e salvos quer nos formatos dwt ou DWG usando nome diferente.

O Editor dos modelos (encontrado no Infrastructure Admnistrator) possiblita a manipulação de um modelo, uma grande vantagem é que para editar os mesmos não há a necessidade de abrirmos o AutoCAD Map 3D

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page