top of page

TopoGIS selecciona bolseiros para formação - Conheça os seleccionados

A TOPOGIS é uma empresa de Topografia, cartografia, SIG, consultoria e Formação, no âmbito do arranque do primeiro ciclo de formação para o ano de 2018 à 17 de Janeiro de 2018 cujos inscritos beneficiaram da promoção de final de ano que este centro tem vindo a dar há 3 anos, destes inscritos, juntam-se mais 5 que beneficiaram de bolsas para formação no nosso centro, cujos critérios foram:

Os dois primeiros foram seleccionados por serem considerados pelos colegas estudantes e professores assíduos, melhores e inspiradores cumprindo com seus deveres de estudantes sendo um estudante finalista do IGCA ano de 2016 e uma recém licenciada em Engenharia Geográfica.

Os outros três foram seleccionados por meio de um concurso organizado na página da TopoGIS, Lda

1 - Joaquim lino Kim

Curso a frequentar: Processamento de imagens de satélite

Lino, foi o primeiro seleccionado na madrugada do dia 3 de Janeiro de 2018 por mensagem privada pelo facebook, foi uma prenda de feliz ano novo para o mesmo, Lino tem sido acompanhado pelas redes sociais pelo nosso Director Geral (Rosário Dilo - Sócio Gerente da Topogis), a sua selecção deve-se pela qualidade de publicações que o antigo estudante do IGCA tem feito nas redes sociais relacionado a sua área de formação e não só, desde o uso de softwares, o ambiente com os colegas, presença em eventos da área (IGCA, Faculdade de ciências e outros). É considerado pelos colegas como sendo alguém exemplar, sempre disposto a ajudar os outros como terminar o seu trabalho e dormir na escola para poder dar suporte a outros colegas.

Em contacto que tivemos com um de seus professores: Engº Michel Raimundo Luzolo, o mesmo afirmou que Lino foi o melhor aluno do IGCA.

2 - Rosalina Martins

Curso seleccionado: Projecção de levantamento topográfico e projecto de estrada

Rosalina Martins é uma estudante que veio de Malanje para frequentar a licenciatura em Engenharia Geográfica na Faculdade de ciências da UAN em Luanda. Rosário Dilo, Sócio Gerente da TopoGIS, Lda decidiu no dia 15 de Dezembro de 2018 ir assistir a última defesa do ano na faculdade em que frequentou e da licenciatura que fez. Sendo que após a defesa de Rosalina o seu orientador confessou que ela é daqueles estudantes raros que termina a licenciatura e defende no mesmo ano que termina e é algo de se respeitar, por este motivo Rosalina entra na lista dos seleccionados a bolsa de formação na TopoGIS, Lda.

De salientar que as palavras preferidas pelo orientador, Doutor Carlos Neto deu destaque a uma matéria sobre Rosalina no Jornal de Angola (Ler notícia no JA)


Os outros 3 bolseiros a seguir foram seleccionados por meio de um concurso feito na página da TOPOGIS, saiba como foi e conheça os mesmos.

O Concurso baseou-se em:

1 - Construção de uma frase que entrasse informação sobre Base de dados ou processamento de imagens de satélite

2 - Número de curtidas na frase

3 - Resposta de uma mensagem privada (Qual o objectivo principal em querer frequentar uma formação?).

E ficamos com as seguintes classificações


1 º Lugar - Diakanua Ginga - concurso participado por outra pessoa (Herbert Faria) e por questão de solidariedade

Curso a frequentar: Processamento de imagens de satélite

Resposta: Frase (pontuação 40%)

Se a Agricultura é considerada a Base do desenvolvimento e, a Indústria o Factor decisivo; Então para controlar os espaços do cultivo, evitar desperdícios, saber alguns pormenores que constituem o solo e outros, você tem de fazer o curso de Processamento de imagens de Satélite.

Número de curtidas 24 (pontuação 30%)

Pergunta chat: Qual o objectivo principal em frequentar uma formação? (pontuação 30%)

R: Para mim seria o complemento da minha licenciatura, já que no plano curricular, tinhamos uma cadeira relacionada a esse curso, mas fico muito aquém por causa da falta de práticas. Mas o meu objectivo principal é solidariedade. Caso vença, oferecerei a oportunidade para ex-colega e amigo de faculdade, já a muito tempo que ele quer fazer um curso na TopoGIS.

Pontuação total: 100%


2º Lugar - Lopes Adão

Curso a frequentar: Base de Dados e Sistemas de Gestão de Base de dados (Mysql, Access)

Resposta: Frase (pontuação 40%)

Tendo em conta a dificuldade constatada na avaliação da genuinidade de um Trabalho Científico (Problema), a criação de um SGBD que alberga os requisitos fundamentais de cada TC já realizados.

(OBJECTIVO) é fundamental pois possibilita identificar a originalidade de cada TC (por fazer), a mesma não permite duplicação e identifica os itens iguais.

(HIPÓTESE). PROTEGENDO ASSIM A INTEGRIDADE INTELECTUAL DE CADA TRABALHO JÁ REALIZADO.

Número de curtidas 5 (pontuação 20%)

Pergunta chat: Qual o objectivo principal em frequentar uma formação? (pontuação 30)

R: O objectivo principal em querer frequentar uma formação é o de ampliar o meu horizonte com relação ao campo científico (Eng. Geográfica) a que me formei. - Em relação ao SGBD: Tenho alguns projectos cujo desenvolvimento depende da criação de uma base de dados original.

Pontuação total: 90%


3º Lugar - Afonso Gabriel Del Graça

Curso a frequentar: Base de Dados e Sistemas de Gestão de Base de dados (Mysql, Access)

Resposta: Frase (pontuação 30%)

Para se fazer uma boa gestão das infraestruturas existente em um determinado País, é necessário termos ajuda de um sistema de gestão de base de dados. Para assim podermos saber de como estão a funcionar essas mesmas infraestruturas. E assim ajudar o País em um bom desenvolvimento. SGBD é a solução dessa mesma fraqueza que existe no País..

Número de curtidas 12 (pontuação 25%)

Pergunta chat: Qual o objectivo principal em frequentar uma formação? (pontuação 30)

R: Mas o meu real objectivo em querer frequentar o curso. Surge no sentido de ajudar com as grandes dificuldades que as nossas Administrações e outras instituições cá no País têm em acederem ou darem informações coerente de como estão distribuídas as infraestruturas e também ter o controlo das mesma.Tudo isto surge quando pensei em falar na Tese de: Criação de Base de Dados Geoespacial das Infraestruturas Sanitárias Pública e Privados no Município de Cacuaco..

Pontuação total: 85%


Obs: O segundo ciclo de formação na TOPOGIS arranca no final de Março e as inscrições começam já à 17 de Janeiro de 2018, conheça os nossos cursos e saiba como inscrever-se clicando aqui

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page