top of page

Comuna no Moçâmedes


A comuna de Moçâmedes, no município com o mesmo nome, província do Namibe, foi criada à margem da realização de um seminário que decorreu ontem na cidade de Moçâmedes, sobre a divisão política administrativa da província, sob o lema "conhecer o território para gerir os recursos económicos e sociais rumo ao desenvolvimento".

Os participantes ao encontro concluíram, de entre outros pontos, que se deve aproveitar a experiência das autoridades tradicionais na interpretação da toponímia dos marcos naturais, como, rios, montes e montanhas descritos na Lei da divisão político - administrativa, assim como recomenda às administrações municipais, para trabalharem com as populações nas áreas da sua jurisdição, com os nomes por elas conhecidas.

A directora do Gabinete da Comunicação Institucional e Imprensa do Governo da Província, Neusa Bengany, fez a leitura do comunicado saído do seminário, referiu que no caso de haver dúvidas relativamente aos limites das localidades de cada área de jurisdição, os administradores municipais devem interagir para a solução. Nas épocas de transumância, à procura e melhores condições, o encontro recomendou que haja cooperação entre as localidades administrativas, em cada unidade geográfica do município.

Alguns administradores municipais, participantes ao seminário, louvaram a ideia do governo Provincial pela iniciativa que em grande medida dirime algumas incompreensões, no que tange aos limites e limitações das zonas sob o seu controlo, tal como fez crer a administradora comunal da Lucira.


Obs: A TOPOGIS possui uma mini aplicação para windows onde pode ser consultado a Nova Divisão politica Administrativa de forma interactiva que pode ser baixado no link seguinte:

https://topogis.wetransfer.com/downloads/431c315d0df9e558e97a4ac52336df6b20171103133816/b8211a

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page