top of page

Organize-te com tantos arquivos (desenhos)


Em administração, organização pode ter três sentidos:

  1. Associação de pessoas que combinam esforços individuais e em equipe com a finalidade de realizar propósitos colectivos. Exemplos: empresas, associações, órgãos do governo, entidades públicas, privadas e do terceiro sector. A estrutura de uma organização é representada pelo seu organograma, um gráfico que mostra seus componentes, suas subdivisões, sectores e departamentos.

  2. Modo como foi estruturado, dividido e sequenciado o trabalho. Abrange um conjunto de procedimentos e processos sequenciados em um fluxograma.

  3. Arranjo lógico de objectos e informações.

Para não alongarmos e como a ideia na realidade é sobre como os técnicos que usam AutoCAD Civil 3D ou outro software de Topografia e SIG para conceber os seus projectos, deixo a seguinte questão?

Se um cliente antigo teu que pediu-te para conceber um Croquis em 2015 ligar-te e dizer que quer um exemplar do mesmo trabalho mas antes precisa de dados do referido Croquis como resolverias esta situação?

Com toda sinceridade agradecia que respondesses esta questão no final da publicação.

Eu trabalho com AutoCAD a alguns anos e, temos ministrado o Curso de Croquis de Localização na TOPOGIS e lógico também temos concebido Croquis de Localização para algumas organizações e público no geral, e hoje venho aqui para mostrar como é este processo de organização dos Croquis na TOPOGIS.

1 º A Cada ano nós trabalhamos com um único template para cada datum e cada zona (um para WGS84 e um para Camacupa, zonas 33S e 34S, completando 4 arquivos), isto é, não usamos um template para cada Cliente pois isso daria muitos arquivos em um ano, se supormos uma instituição que concebe vários Croquis, poderiam ter em um ano cerca de 200 arquivos, e na hora de ir responder o cliente mencionado atrás seria um bicho de 7 cabeças.

Neste único template apenas criamos um layout para cada cliente, isto é, o model é o mesmo mas para cada um temos um layout com o nome verdadeiro do cliente, observe a imagem abaixo para melhor compreender (atente a zona realçado a vermelho).

Aí quando um cliente do ano de 2015 quer obter dados do seu trabalho ou um novo exemplar, apenas vamos ver o seu nome no layout e tem a resposta dado e alguns segundos.

2 º Desde o princípio deste ano que a TOPOGIS liberou gratuitamente o Germe, um aplicativo para o AutoCAD Civil 3D que facilita a elaboração de memorial descritivo.

conseguem ver o ícone na imagem acima junto a fotografia do Croquis? Se sim, este é o ícone do Germe, o Germe também ajuda-nos neste processo, isto é, basta eu dar um clique no ícone para acede-lo, clicar em ler layouts que ele lê o nome de todos os layouts, dou um clique na caixa de texto dos layouts e ele mostra-me os proprietários em ordem alfabética, posso também simplesmente escrever o nome ou as iniciais do proprietários que ele mostra-me o nome completo facilitando assim o acesso ao Layout, veja na imagem abaixo para entender melhor.

Gostou da dica? se sim partilha esta publicação na tua página do facebook.

Aliás, não esquece de responder aqui a pergunta que deixei acima?

Para quem quiser baixar o Germe e saber mais sobre o mesmo Clica aqui

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page