top of page

Análise do solo & Agricultura de Precisão

Quem vê as frutas e verduras nos nossos supermercados e mercados, não imagina o grande trabalho que é feito para que esses produtos cheguem com a qualidade desejada até ao consumidor final. O primeiro passo ocorre com a análise do solo em que a plantação será feita, já que o agricultor não pode apenas contar com a sorte.

Esta análise consiste no levantamento de informações importantes em relação as condições de fertilidade de uma determinada área, possibilitando a sua correcção na eventualidade de se tratar de um solo pobre. Possibilita ainda o agricultor a determinar com precisão o volume e o tipo de nutriente que o solo necessita, além, é claro, de evitar gastos extras com adubos e fertilizantes.

Aliada à este processo, está a agricultura de precisão, sistema que integra tecnologias e conceitos relacionados à variabilidade de espaço e tempo, que podem influenciar directamente o cultivo. O grande objectivo da agricultura de precisão é a gestão de forma mais detalhada de todo o sistema de produção, incluindo os mapeamentos diversos, nomeadamente os mapas cadastral, NDVI, EVI, NDWI, mapas de curva de nível, mapas hipsométricos, entre outros e as aplicações de insumos. Esse modo de gestão, que ganhou avanços com o desenvolvimento de algumas tecnologias de geolocalização, como o GPS “Global Positioning System” e as tecnologias de detencção remota (técnica de levantamento de dados através de sensores instalados em aeronaves convencionais, drone e satélite).

Os mapas produzidos através dos dados colhidos por estas ferramentas, são salvos como um geopdf e enviados para um dispositivo contendo uma aplicação que possibilita o agricultor a tomar decisões pro-activas de modos a evitar eventuais problemas, bem como direccionar-se no local certo a ser trabalhado, para a correcção dos factores que geram variabilidade na produção e conseguir uma melhor uniformidade na plantação (Ver Figura 1).

Fig. 1

Além da diminuição dos riscos da actividade agrícola e do consequente aumento da produção, convém também destacar que o agricultor ganha mais tempo livre, tempo este que pode ser aproveitado na administração dos negócios e na preservação do meio ambiente, porque usa-se poucos produtos agro tóxicos.

No entanto, a análise dos solos e agricultura de precisão, não está relacionado apenas à utilização de instrumentos de alta tecnologia, mas ao emprego, no dia a dia da produção, dos conceitos que permitem o controle e a organização das actividades e uma maior produtividade.

Consulte os nossos serviços em: http://www.topogis-ao.com

TOPOGIS. Lda - Serviços, Formação e Consultoria em Geotecnologias

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page