top of page

Diferença entre formação e capacitação profissional.

Para entender estes dois conceitos distintos e suas consequências é necessário definir com clareza os significados. A capacitação é um movimento solitário e individual que tem como objetivo transformar a formação recebida em capacidade de trabalho.

Qualquer pessoa pode apreender (Procurar receber formação que é o conteúdo aprendido) e ser capaz de executar trabalho, mas nem todas serão capazes de atuar analiticamente como bons profissionais (Ciclo de avaliações periódicas), sendo assim o mais importante é diferenciar formação e capacidade de atuar profissionalmente.

Daí dizer que normalmente a capacitação ocorre na prática enquanto a formação é teórica. Na maioria dos profissionais que não executam adequadamente suas atividades é possível observar que não falta conhecimento, mas sim, capacitação.

Buscar capacitação significa procurar e conseguir cumprir uma determinada actividade com eficiência através da busca incansável de informação, observância, disciplina, organização, decisão e acção.

Neste caso é pertinente além do conteúdo, o comportamento adequado para se atingir o objetivo desejado. A capacitação é pessoal e depende da motivação e esforço do indivíduo enquanto a formação pode ser adquirida em sala de aula.

Na aldeia global em que todos nós actuamos dia à dia, em busca da excelência, pessoas (empresas ou organizações) que conciliam Formação e Capacitação, estão mais bem preparados para se adaptarem as constantes mutações e nunca são apanhadas na contramão.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page