top of page

Um casamento perfeito entre a Cartográfia & o SIG

A Cartografia é a ciência que oferece uma representação gráfica fiável do território; mostrando de forma reduzida, sintética e esquemática uma realidade complexa (ou não), por vezes dificilmente abarcável, e que através dela obtêm-se uma melhor compreensão dos fenômenos da terra, sua localização, tamanho e distribuição.


Através da consulta de um mapa, bem como através de um só golpe de vista, podemos compreender melhor a realidade que antes resultavam muitas vezes em informações confusas. Se trata, por tanto, de uma poderosa ferramenta de comunicação.


Em tempos modernos, falar de Cartografia leva-nos consequentemente a abordagens de Sistemas de Informação Geográfica, pelo facto desta ter evoluído significativamente nos últimos tempos. Assim os trabalhos que eram efetuados de forma análoga anteriormente, hoje são executados digitalmente, entenda-se Cartografia digital andando de par em passo com os SIG.


Técnicos da administração municipal de Ondjiva no Cunene, participando de uma formação de SIG por iniciativa da TopoGIS e o PNUD, seca em angola



Podemos definir os SIG como sendo um conjunto de ferramentas informáticas que captura, armazena, transforma, analisa, gere e edita dados geográficos referenciados espacialmente a superfície da Terra, com o fim de obter informação territorial para resolver problemas complexos de planificação e gestão, tomada de decisões apoiando-se na cartografia. Hoje em dia, eles tornaram-se uma ferramenta fundamental na transferência de conhecimentos do mundo real aos modelos que são utilizados em análises e tomada de decisões em diversas aplicações nas áreas de gestão dos recursos naturais e meio ambiente, planificação urbana, gestão de infra-estruturas, etc.


Dentre estas ferramentas podemos destacar os softwares da AutoCAD, mais precisamente o MAP 3D, e ainda o QGIS que uma vez dominados por um profissional das áreas acima citadas, facilitam o desenvolvimento dos trabalhos de maneira eficaz e eficiente, com uma margem repetitividade nula.


São diversas as funções de um SIG, variando assim, em função das necessidades. FITZ (2008:80) afirma que “as funções de um SIG estão vinculadas à própria estrutura do sistema, a qual se relaciona às necessidades do usuário”. De entre as funcionalidades SIG comuns previstas pelas características do software passaremos a citar algumas nomeadamente: a Visualização de Dados, Exploração dos dados, Criação e edição, gestão, exportação, importação e análises de dados.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page