top of page

AFINAL A CIÊNCIA TAMBÉM É DINÂMICA!


topogis geotecnologias, fotogrametria, uso de drones em angola, cartografia em angola

O mundo é dinâmico, e fruto deste dinamismo, a inovação tem sido uma das grandes conquistas, quer no campo das artes, quer no campo das ciências. Quando se trata de inovar no campo das ciências, a sobreposição e aglutinação de duas ou mais áreas, é uma constante. Nesta óptica, apesar de serem várias as definições de inovação, vamos considerar aquela descrita no Manual de Oslo (1990-1992-1997), que define Inovação como a introdução de algo novo em qualquer atividade humana.

Actualmente áreas afectas as Geotecnologias, pela pertinência das suas actividades viram-se fundidas e transformadas em uma só, com a denominação de "GEOMÁTICA".

Geomática é o nome dado a um ramo do conhecimento relativamente novo que consiste na coleta, processamento e produção de informações geográficas e também projeções físicas bem como sua futura catalogação para uma efetiva e racional utilização das informações coletadas.https://www.infoescola.com/geografia/geomatica/

O termo surgiu com B. Dubuisson em 1969, baseado na utilização de ferramentas e técnicas de engenharia geográfica, sensoriamento remoto, GIS (Sistema de Informação Geográfica), Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GPS, GLONASS, GALILEO, COMPASS), fotogrametria e outras formas similares de mapeamento terrestre.

De acordo com a definição dada pelo Website da Universidade de Calgary (EUA), na página intitulada "O que é Engenharia Geomática"? (ou simplesmente Geomática):

"Engenharia Geomática é uma disciplina moderna que reúne captação, modelagem, análise e manuseio de informações geográficas, informação identificada de acordo com sua localização. Baseada no escopo da geodésia, a geomática utiliza sensores terrestres, aéreos, marítimos e baseados em satélites com o objetivo de coletar dados geográficos e similares. O processo inclui o manuseio e transformação (montagem, composição, confecção) de informações de diferentes fontes de maneira a compor um único e comum repositório de dados de alta definição." ( http://www.geomatics.ucalgary.ca/about/whatis )

O objetivo principal da geomática é o de constituir um referencial o mais fiel possível da realidade de determinado terreno. Os principais métodos existentes são:

a) fotografia aérea, onde cada área é mapeada, optimizada e limpa de eventuais imperfeições óticas, distorções de coordenadas, e enfim agrupada com outras imagens similares, compondo um painel. Tal correção e melhoramento das imagens é chamado ortofotografia. Já a ciência de reagrupagem das várias imagens extraídas é denominada fotogrametria;

b) imagens via satélite (exemplos: ''Spot'', ''Landsat'', ''Ikonos" entre outros) extraídas através de teledetecção;

c) a análise direta do relevo in loco, feita através de métodos de topografia, e catalogados através do auxílio de terminais equipados com sistema de GPS (Global Positioning System) que permitem o acesso a informações em tempo real do objeto geográfico e dados de sua localização.

d) a catalogação e digitalização de documentos em papel já existentes, como por exemplo censos populacionais, cadastros com funções de cobrança, recenseamento, pesquisa e tomada de decisões por parte do poder público entre outros.

O campo da geomática pode incluir entre seus estudos os da:

Geodésia

Engenharia geográfica

Mpeamento

Navegação (orientação direcional)

Localização

Cartografia

Sensoriamento remoto

Fotogrametria

Varredura a laser aérea e terrestre

Global Positioning System - GPS

Hidrografia

Redes

A geomática também se conecta com outros campos de estudo e aplicações práticas, em especial:

Clima biofísico;

Manejo e utilização agrária;

Planejamento urbano;

Planejamento agrário (incluindo reforma agrária);

Escaloneamento infraestrutural;

Controle de infraestrutura;

Monitoramento e desenvolvimento de recursos naturais;

Mapeamento e controle de zonas costeiras;

Escavações arqueológicas e pesquisas para aplicações de GIS (Geographic Information System);

Informatização de catástrofes, para detecção, monitoramento e resposta a possíveis desastres naturais;

Serviços de navegação aérea;

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page