Afinal o que é Cartografia Multimídia?

Google Maps, Google Earth, IBGE, dentre outros, são exemplos de projetos cartográficos gratuitos, que permitem ao usuário não somente visualizar o espaço em diferentes escalas e perspectivas, como também, em alguns casos, acrescentar conteúdos que se somam à base de dados existente e, interligada a outros elementos de multimídia podem permitir uma “viagem pelo mundo”. Essas novas formas de representação e comunicação da informação espacial vêm se tornando conhecidas como Cartografia Multimídia.
A inserção da informática na Cartografia tem permitido a interação de diferentes recursos de multimídia, a partir do uso de recursos de animação e hipertextualidade, que permitem diversas formas e graus de interatividade pelo leitor.
O termo multimídia foi incorporado à Cartografia, a partir de meados da década de 1980, e apresenta-se como suporte para a combinação de mapas com outras mídias (textos, figuras, vídeos, sons), visando à representação mais real do mundo. As diversas mídias podem “criar diferentes formas de expressão”, por isso “um ‘mapa multimídia’ pode ser construído em várias camadas, cada uma delas direcionadas às diferentes necessidades dos usuários”.
Os programas de computador com recursos de multimídia têm sido usados para a criação de “mapas diferentes”, o que vai além da tecnologia, porém pode possibilitar outras formas para apresentar e interagir com a informação geográfica. Dessa forma, os recursos de multimídia tendem a facilitar a elaboração de mapas mais interativos, no sentido de transcender o caráter estático e sequencial/linear dos mapas impressos.