Aferição

Segundo Domingues (1979) a precisão com que as distâncias são obtidas depende, principalmente:

Do dispositivo de medição utilizado;

Dos acessórios, e;

Dos cuidados tomados durante a operação.

Por esta razão, o topógrafo ou toda e qualquer pessoa que faça medições quer com equipamentos electrónicos quer com analógicos incluindo fita métricas e cordas, deve certificar-se que seus instrumentos de medições estão / são aferidos.

Por esta razão, é sempre importante saber a origem e qualidade dos materiais e equipamentos que usamos de formas a evitarmos medições que acarretam erros.

Os erros, não são apenas causados por defeitos ou imperfeições que os instrumentos/equipamentos possam ter denominados de erros instrumentais mas também, naturais (ocasionados por factores ambientais, ou seja temperatura, vento, refracção e pressão atmosférica, acção da gravidade, etc) e erros pessoais, este último são ocasionados por falta de cuidado do operador sendo os mais comuns, erro nas leituras, aparelho fora do prumo / nível e são classificados por erros grosseiros e por não serem passíveis de correção, jamais possam ocorrer (também podemos classificá-lo de erros por falta de conhecimento e / ou mesmo negligência do operador).

Por outra razão, mesmo os equipamentos já comprados com boas garantias de qualidade e precisão, necessitam ser aferidos e/ou calibrados. É sugerido que a aferição de estação total e de outros equipamentos de topografia devem ser feitos antes do início do trabalho para garantir bons resultados. Neste caso, o dono da obra também deve estar por dentro desta necessidade, por esta razão, empresas que já conhecem o mercado e velam pela qualidade das medições que solicitam, pedem que deve ser apresentado o último certificado de calibração do equipamento.

Estação Total, Leica TS011

Embora os equipamentos de topografia tenham passado por uma nítida evolução tecnológica nos últimos anos, atingindo resultados de maneira mais rápida e precisa, os usuários devem averiguar a necessidade de retificação antes de iniciar o trabalho, para comprovar se o funcionamento está correto. Caso contrário, os resultados podem ser prejudicados e imprecisos, comprometendo a qualidade dos dados levantados em campo.






Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Endereço

Contactos

912251080 / 936676924

contacto@topogis-ao.com

 

São Paulo - Cónego Manuel das Neves

Prédio 466, 3 º Andar Apto - F

Luanda - Angola

Latitude: 8°49'0.09"S / Longitude:13°15'19.20"E 

Nossas redes sociais

  • entrar em contacto
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Flickr Social Icon
  • Instagram Social Icon

Receba nossas novidades!

 

© TOPOGIS.Lda, 2008 - 2019