HEC RAS / AutoCAD Civil 3D

O HEC-RAS é um programa de computador que modela o sistema hidráulico do fluxo de água através de rios naturais e outros canais.

O grande exemplo no uso do HEC-RAS é avaliar inundações, rompimentos de barragens e outros sistemas hidráulico.

O programa foi desenvolvido pelo Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos para administrar os rios, portos e outras obras públicas sob sua jurisdição; ele encontrou ampla aceitação por muitos outros desde seu lançamento público em 1995.

O uso do HEC RAS ou de outros modeladores para estudos acima citados e de forma programada e rigorosa, ajudaria a mitigar a situação das inundações, quer provocadas pelas quedas pluviométricas ou outras e modelar situações que afectam também as barragens, passagens hidráulicas, canais a ceu aberto, sargetas, fluxos rachados, e outros sistemas.

Seria obrigatório que tudo quanto é projecto de Engenharia seja exigido estudos usando esta ferramenta ou outras similares na fase de estudos de Impacte Ambiental pois se apresentaria relatórios mais detalhados que em formas de mapas quer em forma de gráficos.

Conforme dito acima, outros modelos existem para estudos do género mas em sua maioria ou mesmo todos, usam os mesmos algoritmos do HEC-RAS.

A Autodesk já nos anos de 2011 começou com o projecto (Project River Analyses) que actualmente é chamado de River and Flood Analysis, ou simplesmente River, este módulo funciona diretamente no Autodesk Civil 3D. Isso fornece um alto nível de precisão, aproveitando os recursos do Autodesk Civil 3D de projectos de Engenharia para apresentar análises e exibição de modelos HEC-RAS.

O módulo Autodesk River and Flood Analysis, inclui um verificador de modelo integrado, O Model Checker analisa os dados de entrada em busca de erros de modelagem. Se encontrar um erro, explica o que está errado e sugere possíveis correções.

Ele é uma aplicação avançada de modelagem de rios que oferece suporte total para HEC-RAS no Autodesk® Civil 3D®. O software faz é fácil calcular perfis de superfície de água para modelar pontes, bueiros, vertedouros, diques, limpeza de ponte, delineamento de inundação, recuperação de planície de inundação, desvios de córregos, restaurações de fluxo, realinhamentos de fluxo e fluxos de divisão. O software lê e grava dados das versões mais recentes do HEC-RAS.

Com isto, em questões de inundação é possível o uso do mesmo para calcular os estragos causados, calcular prejuízos económicos, assim como prever as zonas inundadas ou mesmo que sofrem com as inundações para possível resgate e / ou estudar assentamentos populacionais de forma adequada.

É importar mencionar aqui antes de fechar esta publicação, que dentro dos softwares de SIG como o QGIS, ArcGIS e tantos outros também possuem ferramentas que integram o HEC-RAS e ou ferramentas nativas com mesmos conceitos/algoritmos.


Por: Rosário Dilo


Co-Fundador da TOPOGIS, LDA, Engenheiro Geógrafo formado pela Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto, é topógrafo formado pelo IGCA (1999-2002). Com os cursos básicos de Urbanismo, pelo Cefoprof – MINCONS; Trasporte e Abastecimento de Águas, pela UNESCO-IHE (Institute for Water Education); Segurança No Trabalho, pelas Nações Unidas - UNDSS (United Nations Department of Safety and Security); Processamento de Imagens de Satélite, pela NASA_Arset.

Trabalhou como topógrafo desenhador pela Infortecla no ano de 2005 e como topógrafo principal pela T-Angola 2006-2008 (Estrada Nacional 120, troço Waku kungo, ponte do Rio Keve – K.Sul).

Trabalhou como Consultor Nacional pela FAO (Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), em um projecto do Ministério das Pescas, Governo de Angola. Palestrou em eventos organizados por instituições nacionais, brasileiras e portuguesas.

Actualmente é o Director Geral e Gestor de projectos na TOPOGIS. Lda

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Endereço

Contactos

912251080 / 936676924

contacto@topogis-ao.com

 

São Paulo - Cónego Manuel das Neves

Prédio 466, 3 º Andar Apto - F

Luanda - Angola

Latitude: 8°49'0.09"S / Longitude:13°15'19.20"E 

Nossas redes sociais

  • entrar em contacto
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Flickr Social Icon
  • Instagram Social Icon

Receba nossas novidades!

 

© TOPOGIS.Lda, 2008 - 2019