Iphone 12 pro, o que há em suas lentes?



Bom dia pessoal, como mencionei anteriormente no meu perfil do facebook, hoje é meu primeiro dia na vida a escrever um artigo sobre telefones, pois não sou expert em Smartphones mas, acho que tenho um bom motivo para isso, pois a Apple começa a mergulhar na minha área do saber quando se fala em sistemas que vão adicionando nos seus dispositivos.

Em fotogrametria (ciência cujo objectivo é efectuar tomadas fotográficas para geração de modelos, como Ortofotocartas, modelo digital do terreno e modelos digital de superfície), o tipo de câmera a ser usado conta muito para termos os resultados desejados destes modelos.

Antes mesmo de avançar no Iphone 12 pro, é importante informar aqui aos mais leigos, que temos a fotogrametria aérea e a fotogrametria terrestre.


Fotogrametria aérea (aerofotogrametria), é o método de coleta de dados topográficos por meio de fotografias aéreas para fins de mapeamento


Uma aeronave equipada com câmeras fotográficas métricas percorre o território fotografando-o verticalmente, seguindo alguns preceitos técnicos como: voo estável, mantendo altitude, direção única, sobreposição entre as fotos de 60%, sobreposição lateral de 30%.


Actualmente também já se fazem levantamentos aerofotogramétricos usando Drones (fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aerofotogrametria).

Processo de tomada de fotografias aérea.


Já a Fotogrametria terrestre, consiste nas atividades de captação de dados gráficos por meio da Fotogrametria utilizando como sensor uma câmara métrica terrestre e geralmente o modelo apresentado são as fachadas, piso e perspectivas de um equipamento ou mesmo terreno, podendo ser usado para tomada das fotografias uma câmera comum, um drone, ou scan 3D.

Scan da Leica - BLK2GO.


São vários os sensores e específicos que estes equipamentos integram de formas a entregarem os resultados necessários para a geração de ortofotos e de modelos digital de terreno e da superfície.

Os modelos digital do terreno são óptimos quando queremos ter o relevo do terreno, calcular volumes em obras de Engenharia Civil e Jazidas minerais (de pilhas).


O Novo Iphone (Iphone 12 Pro), incorpora um novo sensor, LIDAR (da sigla inglesa Light Detection And Ranging), o LIDAR, é uma tecnologia óptica de detecção remota que mede propriedades da luz reflectida de modo a obter a distância e/ou outra informação a respeito um determinado objecto distante. O método mais utilizado para determinar a distância a um objecto é a utilização de laser pulsado. A distância a um objecto é determinada medindo a diferença de tempo entre a emissão de um pulso laser e a detecção do sinal reflectido, de forma semelhante à tecnologia do radar, que utiliza ondas de rádio. A tecnologia LIDAR é aplicada no âmbito da geodesia, arqueologia, geografia, geologia, geomorfologia, sismologia, engenharia florestal, oceanografia costeira, detecção remota e física da atmosfera. O acrônimo LADAR (da sigla inglesa Laser Detection and Ranging) é utilizado predominantemente em contextos militares. O termo "radar laser" é também usado, no entanto a tecnologia LIDAR não utiliza ondas de rádio ou microondas, que definem a tecnologia radar. Em português, também são utilizados os termos Sistema de Varredura a Laser e Sistema de Perfilamento a Laser (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/LIDAR ).


Com este sensor incorporado quer no Iphone 12 Pro, quer no Ipad Pro, lançados este ano (2020) aumenta assim a capacidade de scan para melhoria da qualidade das fotografias.


De acordo com Scot Stein, a Apple está otimista com o LIDAR, uma tecnologia totalmente nova na família do iPhone 12, especificamente no iPhone 12 Pro e no iPhone 12 Pro Max. (O iPhone 12 Pro está à venda agora, com o iPhone 12 Pro Max chegando em algumas semanas.) Dê uma olhada em um dos novos modelos do iPhone 12 Pro, ou o iPad Pro mais recente, e você verá um pouco preto ponto próximo às lentes da câmera, aproximadamente do mesmo tamanho do flash. Esse é o sensor lidar, e é um novo tipo de sensor de profundidade que pode fazer a diferença de várias maneiras interessantes.


Se a Apple conseguir, LIDAR é um termo que você vai começar a ouvir muito agora, então vamos analisar o que sabemos, para que a Apple vai usá-lo e para onde a tecnologia pode chegar. E se você está curioso para saber o que ele faz agora, também passei um tempo prático com a tecnologia.


Para quem trabalha com Geotecnologias, esta é um grande salto e mais uma ferramenta adicional para a colecta de dados e se produzir modelos digital de elevação e não só quando se fala em fotogrametria. Alinhado a este pensamento, já há empresas que em menos de um mês lançaram aplicativos para este fim, uma delas é a Pix4D uma das líderes em produtos de processamento e obtenção de dados fotogramétrico.

A Pix4D lançou o Pix4D Catch, um aplicativo que torna o seu dispositivo Apple móvel num verdadeiro Scan 3D.

E como é noutros sensores/equipamentos que já fazem este tipo de levantamento de dados a muito tempo, basta dar a volta na área de interesse, o Pix4Dcatch automaticamente grava vídeo frames com posição e orientação certa, em seguida, faz-se o uppload das imagens no Pix4DCloud para o processamento e ter como resultado o modelo do local, facilitando assim a exploração de locais em 3D.


Veja vídeo oficial abaixo deste aplicativo.


Agora pergunto eu, terei agora que seguir comprando Iphones, se me verem com Iphone 12 Pro, não será por banga mas agora porque é uma necessidade na minha área do saber.


Por: Rosário Dilo

Co-Fundador da TOPOGIS, LDA, Engenheiro Geógrafo formado pela Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto, é topógrafo formado pelo IGCA (1999-2002). Com os cursos básicos de Urbanismo, pelo Cefoprof – MINCONS; Trasporte e Abastecimento de Águas, pela UNESCO-IHE (Institute for Water Education); Segurança No Trabalho, pelas Nações Unidas - UNDSS (United Nations Department of Safety and Security); Processamento de Imagens de Satélite, pela NASA_Arset.

Trabalhou como topógrafo desenhador pela Infortecla no ano de 2005 e como topógrafo principal pela T-Angola 2006-2008 (Estrada Nacional 120, troço Waku kungo, ponte do Rio Keve – K.Sul).

Trabalhou como Consultor Nacional pela FAO (Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), em um projecto do Ministério das Pescas, Governo de Angola. Palestrou em eventos organizados por instituições nacionais, brasileiras e portuguesas.

Actualmente é o Director Geral e Gestor de projectos na TOPOGIS. Lda









Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Endereço

Contactos

912251080 / 936676924

contacto@topogis-ao.com

 

São Paulo - Cónego Manuel das Neves

Prédio 466, 3 º Andar Apto - F

Luanda - Angola

Latitude: 8°49'0.09"S / Longitude:13°15'19.20"E 

Nossas redes sociais

  • entrar em contacto
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Flickr Social Icon
  • Instagram Social Icon

Receba nossas novidades!

 

© TOPOGIS.Lda, 2008 - 2019