AutoCAD Raster Design - Processamento de imagens, Rosário Dilo


Introdução

O processamento de imagens de satélite demanda muitos serviços alguns dos quais iremos apresentar aqui usando o AutoCAD Raster Design, ao longo deste tutorial, irei mostrar as capacidades que o Raster Degin possui para trabalhar com imagens de satélite, far-se-a também combinação de alguns comandos do AutoCAD Civil 3D e do AutoCAD Map sendo que o foco é explorar o máximo possível as ferramentas do Raster Design de formas a avaliar até que ponto ele pode ser usado no processamento destas imagens.

Interpretar imagem é dar um significado aos objectos nela representados e identificados. Quanto maior a experiência do intérprete e o seu conhecimento, tanto temático como de sensoriamento remoto e sobre a área geográfica representada em uma imagem, maior é o potencial de informação que ele pode extrair da imagem (Florenzano, Geomorfologia conceitos e tecnologias actuais: 2008)

O conhecimento prévio da área geográfica e aquele sobre o tema de estudo (relevo, vegetação, área urbana etc.) facilitam o potencial de leitura de uma imagem. Não podemos esquecer a importância do trabalho de campo nesse processo, (Iden)

O AutoCAD Raster Design pernito-nos também trabalhar com modelos digitais altimétricos, associar tecnologia CAD, SIG com detecção remota é um ganho nos processos de obtenção de resultados sobre imagens raster.

Um modelo digital altimétrico (MDA) é uma representação digital da superfície do terreno, legível em computador. Um MDA pode reproduzir

uma grade ou uma matriz de imagem, na qual a cada elemento de imagem está associado uma detereminada altimetria topográfica. Normalmente estas altimetrias são representadas numa escala de preto (altitudes baixas) a branco (altitudes elevadas) em nível de sinza. Para melhorar a visualização de um relevo topográfico, frequentemente lhe são associados efeitos de sombra, artificialmente (Blaschke e kux, Sensoriamento remoto e SIG avançados: 2002).

Este material será subdividido em várias partes cujos temas irão sendo desenvolvidos de acordo ao tempo que o autor vai buscando novas informações e necessidades gerais a destacar trabalhos com MDT, trabalho com fotografias aéreas e imagens de satéliles, migração de dados raster em vectores e vice versa para no final depois de serem disponiblizadas as partes todas ser agrupado em um único material onde serão apresentadas as conclusões sobre o AutoCAD Raster Design, os seus pontos fortes e fracos com relação a outros softwares de formas a mostrar onde ele deve ser melhorado para trabalhos do género.

Obs: O AutoCAD Raster design é um aplicativo a parte pois este deve ser instalado em um software da Autodesk de linhagem CAD, Para os que trabalham com Sistemas de informação Geográfica e topografia, o ideal é ele ser instalado no AutoCAD Civil 3D pois este traz imcorporado as ferramentas do AutoCAD Clássico e as do AutoCAD Map 3D.

Clique aqui e baixe o tutorial - Parte I

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Endereço

Contactos

912251080 / 936676924

contacto@topogis-ao.com

 

São Paulo - Cónego Manuel das Neves

Prédio 466, 3 º Andar Apto - F

Luanda - Angola

Latitude: 8°49'0.09"S / Longitude:13°15'19.20"E 

Nossas redes sociais

  • entrar em contacto
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Flickr Social Icon
  • Instagram Social Icon

Receba nossas novidades!

 

© TOPOGIS.Lda, 2008 - 2019