top of page

Nove empresas concorrem para a construção da refinaria do Soyo

O Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos (Mirempet) seleccionou nesta sexta-feira, em Luanda, nove das 31 propostas submetidas por concorrentes ao concurso público para a construção da refinaria do Soyo.


O anúncio foi feito depois da abertura das propostas, do que saíram pré-seleccionadas as empresas e consórcios SDRC, Jiangsu Sinochem Construction, Co, Quantem Consortium, CMEC, AIDA E VSF, Tobaka Investiment Group, Atis Nebest - Angola, Satarem, Gemcorp Capital e CPP. O secretário de Estado para os Petróleos, José Barroso, que anunciou os resultados, revelou que todas propostas vêm com a uma capacidade de refinar 100 mil barris de petróleo por dia, com a excepção da SDRC, que tem uma capacidade que vai até 120 mil barris por dia (bpd).


Záire ganhará nos próximos tempos uma grande infraestrutura industrial

As nove propostas avançam prazos de implementação que vai de 16 a 40 meses, períodos tão díspares como os tipos de refinaria apresentados pelo concorrentes, que são de conversão profunda, modular, uma unidade atmosférica, nano cracking, processamento convencional moderna e conversão total. Nos dias 5e 6 de Março será feita a análise das propostas e no dia 31 de Março de 2020 será conhecido o vencedor, anunciou o secretário de Estado.


O fim do prazo da submissão das propostas estava inicialmente previsto para 18 de Dezembro de 2019, mas foi estendido para a 30 de Janeiro, tendo em conta os pedidos de um número considerável de participantes. A construção da Refinaria do Soyo é parte de um programa que prevê, também, a edificação de instalações do género em Cabinda, com capacidade de processamento de 60 mil bpd, e no Lobito (200 mil bpd), além da reabilitação e modernização da de Luanda, que quadruplicará a sua capacidade de 300 para 1.200 toneladas por ano.


Apesar de ser o segundo maior produtor de petróleo da África Subsaariana, com uma média diária de 1,4 milhões de bpd, Angola importa 80 por cento dos derivados, de onde surge a aposta na construção de três novas refinarias e a ampliação da de Luanda.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page