top of page

O DRONE SIMPLIFICA TUDO!

Também conhecidos como VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), os drones, a princípio foram criados para atender aos objetivos militares, de modos a atuarem em ambientes ou em situações de extremo perigo para o ser humano, como combates aéreos, reconhecimento em território inimigo ou buscas em lugares contaminados com substâncias tóxicas que seriam letais para os humanos.

Atualmente a sua utilidade ultrapassa a esféra militar, onde os denominados drones civis, com peso específico entre 250 gramas e 25 quilogramas, são maioritariamente tidos para fins comerciais, técnicos, científicos e de lazer, sendo o ramo das geotecnologias a mais beneficiada, visto que por intermédio do processamento de imagens aéres, ela gera os ortofotos que são utilizadas na produção de bases cartográficas, como mapas, cartas e plantas, devido a possibilidade de realizar medidas diretas de distâncias, áreas e ângulos, além de permitir fácil interpretação das feições e objetos representados.


Os drones são também de extrema importância para as obras de engenharia civil, isto é devido a sua eficiência no mapeamento de obras, através de monitoramento em tempo real, com possibilidade de obtenção de imagens aéreas sob diferentes enquadramentos e ângulos, identificando áreas ideais para a construção, com estudos de drenagem e topografia, medições de áreas, planejamento da terraplanagem, escavações e a instalação de estruturas primárias de uma obra.


Utilização do Drone na Comunicação e Cinema

Para além das àreas já referidas, convém igualmente destacar o uso dos drones na televisão e no cinema, onde a necessidade de transmitir a mensagem de maneira mais detalhada por intemédio da imagem tem sido bastante explorada, fazendo bem valer a maxíma de que “uma imagem vale mais do que mil palavras”.

Repórteres de cadeias televisivas, têm usado drones, em suas reportagens em directo e não só, para melhor passarem a imagem dos acontecimentos, num plano aéreo, que só seria possivel captar por intermédio de um helicóptero. A indústria do entretenimento tais como desporto, estúdios de TV e cinema também têm utilizado os drones, como uma alternativa mais simples e barata para produzirem imagens aéreas.


Processo de montagem do done.
Preparando o Drone TopoGIS

Modo de Utilização dos Drones

Qualquer cidadão pode possuir um drone, desde que tenha condições financeiras para adqui-la. Mas, a questão está na capacidade de manipular este mesmo veículo, para a geração do efeito desejado. Frequentar um curso de fotogramétria é necessário, para se poder adquirir as valências em drone, isto porque a complexidade inerente a sua utilização depende inclusive do local e do tipo de serviço. Suponhamos que seja um serviço de mapeamento de uma fazenda agricola. Por se tratar de vejetação, a criação de um plano de voo é a primeira condição, para garantir bons resultados e eliminar as chances de retrabalho. Um outro requisito obrigatório, é a programação automatica do voo, já que ele garante a sobreposição de imagens, precisão e GSD, ideais para um bom resultado.

A outra questão prende-se com a legislação. No caso do nosso país, os drones precisam de uma documentação emitida pela policia nacional, e está expressamente proibida de sobrevoar em determinados locais tais como perímetro presidencial, infra-estruturas urbanas, reservas do Estado, postos policiais, zonas militares, escolas, hospitais, igrejas e parques nacionais, salvo quando prévia e devidamente autorizados. A legislação também estipula a altitude máxima de tripulação do drone em 122 metros, fora do raio de 10 quilómetros, devendo estar dentro do campo de visão do piloto, ou num raio máximo de 500 metros de distância. A sua tripulação no período entre as 18h:00 e as 5h:30m está proibido. Segundo a ANAC (Autoridade Nacional da Aviação Civil), Essas proibições e regras visam proteger a segurança e protecção dos direitos e interesses legítimos dos cidadãos angolanos, conforme consgrados pela Constituição.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page