top of page

China está criando uma base de dados das vozes dos seus cidadãos para impulsionar a sua capacidade d


O governo chinês colectou dezenas de milhares de amostras de "padrões de voz" de cidadãos direcionados e está inserindo-os em uma base de dados biométrica nacional de voz, de acordo com um relatório da Human Rights Watch publicado na segunda-feira.


A ideia é que um sistema automatizado, que ainda esteja em desenvolvimento, usará o banco de dados para escolher vozes individuais em conversas telefônicas e outras, aumentando as capacidades de vigilância já expansivas do governo.


O sistema está sendo desenvolvido por um especialista chinês em reconhecimento de voz e inteligência artificial chamado iFlytech. Ele acrescenta outro falado a informações biométricas existentes, como impressões digitais e amostras de DNA, bem como números de identificação e outros detalhes pessoais.


A China já possui uma base de dados biométrica abrangente, acessível pelas autoridades, que inclui perfis de DNA de cerca de 40 milhões de pessoas e a colecta de rostos de mais de 1 bilhão (ler).


Em comparação, o registro de identificação de voz ainda está em sua infância, com o Ministério da Segurança Pública da China pilotando o banco de dados em 2012 antes de expandir o programa em 2014.


Porquê a china diz que o cadastramentro de vozes das pessoas é necessário?


A polícia chinesa tem permissão para colectar padrões de voz e outros dados biométricos de qualquer pessoa suspeita de "violar a lei ou cometer crimes". Mas a organização mundial dos direitos humanos (HRW) diz que, até 2017, houve múltiplas instâncias de policia colectando amostras de voz de cidadãos comuns, incluindo pelo menos uma instância em que requerentes de passaportes no Xinjiang foram obrigados a enviar uma amostra de voz. Nenhum documento de política oficial disponível publicamente descreve por que isso é necessário, de acordo com HRW.





Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page